A Psicologia Histórico-Cultural (PHC) é uma teoria da psicologia encabeçada no início do século XX por Vygotsky, Leontiev, Luria e diversos outros autores que propunham uma psicologia compromissada em pensar na relação entre o desenvolvimento psicológico do sujeito e a sociedade em que esse sujeito se desenvolve.
Sendo assim, a partir da Psicologia Histórico-Cultural entendemos que somos seres sociais.
Não existe indivíduo que não carregue em si determinações da história da humanidade, e não existe humanidade sem as particularidades que cada sujeito e grupos assumem no mundo.
Vivemos inseridos e permeados por diversas contradições em nossas vidas. Tomar consciência delas e significá-las é uma parte importante do nosso processo de desenvolvimento psicológico saudável.
Mas esse desenvolvimento não é espontâneo. Para passar por transformações objetivas e subjetivas que marcam o desenvolvimento na nossa vida, passamos por tensionamentos dados em crises que podem ou não resultar em sofrimento psíquico.
Contar com suporte profissional para mediar o nosso desenvolvimento psicológico diante das crises não deve ser sinal de fracasso, fraqueza e erro. Os profissionais de saúde mental têm o compromisso ético-político de se implicarem com o cuidado humano individualizado sem jamais se furtarem de observar as especificidades do tempo histórico expresso na vida de cada sujeito.
Todos os direitos reservados © Psicóloga Nassim Golshan CRP 06/138562 | Desenvolvido por Agência Wabi